Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Popularização da palavra escrita

Há muito tempo tivemos o início desta popularização com a invenção da impressão com tipos móveis por Gutenberg. Com a  invenção do tipo mecânico móvel para impressão ele desencadeou a Revolução da Imprensa, que interferiu em outros períodos históricos conhecidos, como a Renascença.
Quem já não ouviu falar que a bíblia é, até hoje, o livro mais impresso do mundo? Pois bem, qual foi o primeiro livro impresso por Gutenberg? Ela mesma. A bíblia.
Falando em impressão hoje, talvez pareça descabido, em um período no qual temos em nossas casas um computador, que armazena inúmeras informações e arquivos, conectado a ele está um periférico muito importante: a impressora.
Gutenberg viveu em uma época, onde os livros, poucos e raros, eram escritos à mão pelos escribas, que vivam em mosteiros. Era um tempo em que pouquíssimas pessoas sabiam ler e escrever.
Ainda hoje temos pessoas que não sabem ler e escrever, outras ainda, que frequentaram a Escola, mas que não atingiram o nível esperado de Letramento.
Por que estamos tratando destes assuntos aqui?
Não é segredo para ninguém, que estamos vivendo na Era da Informação. Temos inúmeras informações veiculadas nos mais diversos suportes: livros, jornais, folhetos, fanzines, revistas. Além destes também temos informações disponíveis na internet, em sites, blogs, fotologs, instagram, entre outros.
Tenho observado que estão se popularizando as revistas digitais. A primeira que tive acesso, por ter recebido uma divulgação por uma rede social foi a GAPS Magazine. Esta semana, também da mesma forma, por uma postagem de um amigo, fotógrafo de São Paulo, tive acesso a uma revista cujo fio condutor é a fotografia. Tanto uma quanto outra são edições bem cuidadas, tanto no que tange às imagens, quanto no que se refere ao texto. 
Por que estou falando nestas revistas? Por que comecei o texto falando do Gutenberg e seu invento?
Ambos estão intimamente ligados. Gutenberg e a imprensa de tipos móveis iniciou a revolução da Imprensa, permitindo a popularização da palavra escrita e impressa, como nunca tinha ocorrido antes. Com o passar do tempo jornais, revistas e livros foram se popularizando, entrando nas casas das pessoas, habitando as bibliotecas e salas de leitura das Escolas, Bibliotecas públicas, feiras de livros, como a Bienal, que divulga livros, também os oferece a preços mais acessíveis.
Agora estamos vivendo uma época, na qual a informação está sendo divulgada nos mais diversos meios, com uma rapidez impressionante, ainda por cima temos sites, aplicativos, que possibilitam a pessoas comuns, como eu e você, a oportunidade de criar e divulgar, por exemplo, por meio destas revistas digitais, acontecimentos do bairro, da Escola, de uma instituição, de um grupo de estudos, entre outras.
Quer conhecer algumas destas revistas?
GAPS Magazine – foco: Arte
Revista EVF – foco: Fotografia de Rua
Os convites foram feitos. As ideias lançadas. Boa leitura! Inspire-se! Quando for lançar a revista da sua Escola, do seu Bairro, do grupo de Jovens de sua Igreja... me envie o link, que divulgarei aqui, neste Blog.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat