quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM




Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.

Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.

Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática). Se prestar prova para todas as áreas, mas só for aprovado em uma, terá que fazer as demais no próximo ano, assim sucessivamente até eliminar todas. Se o candidato não estiver atualizado, poderá demorar anos! Atendi um candidato que estava há sete anos eliminando o Ciclo II! Se ele tivesse cursado um supletivo presencial teria terminado em dois anos ou um pouco mais. É preciso que o candidato avalie o que é mais interessante para ele.

Se a pessoa pretende eliminar o ensino médio, uma péssima notícia: não existe mais a eliminação de matérias para este nível. Atualmente há o ENEM, onde,no ato da inscrição, o candidato opta por usar a nota para concluir o ensino médio ou para conseguir uma bolsa de estudos pelo Pro-Uni.

Em ambos os casos as inscrições são feitas diretamente no site do Ministério da Educação, MEC: www.mec.gov.br . Ao fazer a inscrição o candidato deve anotar (e guardar) o login e a senha para acompanhar datas, resultados. Muito importante também é acessar este site, o do MEC, para se orientar sobre datas e prazos para inscrição, pois se perder em um ano, somente poderá se inscrever no próximo ano. Quando o assunto é ENEM saem matérias nos jornais, na TV e propagandas institucionais, mas sobre o Encceja não há toda esta divulgação, portanto informe-se!

Atente para o fato de que, no ENEM, se o candidato for reprovado em redação, automaticamente é reprovado na área de Linguagens e Códigos, que inclui as matérias: Língua Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física.

Se você quer se preparar para esta avaliações, poderá acessar o site do MEC e "baixar" para o seu computador provas de anos anteriores, com as quais poderá treinar, responder as questões, ler os temas de redação e tentar fazê-la de acordo com as orientações da prova. Se conhecer um professor de Português, poderá pedir para ler seu texto, orientá-lo para melhorar sua produção. Para fazer uma boa redação é importantíssimo que o candidato esteja atualizado, seja um bom leitor, também goste de escrever.

Mas o que é estar atualizado?

Os temas de redação normalmente tratam de assuntos da atualidade do Brasil e do Mundo, portanto procure ler jornais, revistas, podem ser jornais da internet mesmo, mas leia assuntos relacionados à política nacional e internacional, ciências. Você terá um panorama disto ao ver os temas das redações do ENEM dos anos anteriores. Há alguns sites que trazem exemplos de redações corrigidas, nas quais são comentados os principais erros e sua correção. O UOL é um deles. Acesse o site: www.uol.com.br , procure no menu lateral: educação, enem. Interessante notar, quando acessar ENEM 2011, há na página um "guia de estudos" (na barra lateral) com diversos assuntos: atualidades, banco de redações, dúvidas de português, etc.
Estude! Se prepare! Boa sorte!!!
E você, que quer fazer o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) do Ciclo II, deve estar se perguntando: e eu? Onde encontro as orientações que preciso?
Primeiro é bom saber que esta avaliação não é para o aluno que está na idade certa, estudando na série correta. No site http://encceja.inep.gov.br/  há a delimitação do público-alvo "... é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar."
Neste mesmo site há também todas as informações a respeito da avaliação, materiais de estudo, provas de anos anteriores, gabaritos.
O que disse a respeito do enem, vale também para o ENCCEJA: informe-se! Acompanhe as notícias no site acima. Esta avaliação costuma acontecer no início do ano, mas não confie, fique atento!!! Ninguém irá avisá-lo a respeito de inscrição, prazos, nada!
Lembre-se vivemos a era do conhecimento!
Este texto é uma forma de ajudá-lo a procurar a informação no lugar certo!
Sucesso para você!!!


24 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
jobersilva disse...

Olá, minha esposa passou em todas as matérias do Encceja 2013, mas, infelizmente obteve 4.5 em Redação, existe alguma possibilidade dela fazer somente essa Disciplina em algum Curso particular ou do Estado para eliminar e conseguir aprovação. Até porque no site do INEP/Encceja diz o seguinte:
Compete às Secretarias Estaduais de Educação que aderiram ao ENCCEJA 2013 definir os procedimentos complementares para certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental com base nos resultados do Exame e certificar seus participantes!!!
Enfim, teria alguma chance em conseguir a Certificação ou não??? até porque é uma situação muito complicada, porque os candidatos não puderam nem ficar com o gabarito ou rascunho das provas para poderem acompanhar o resultado e conferir seus acertos e erros.
Disseram-me que ela poderia pedir revisão da Redação!!!
Um abraço, Jober B. da Silva

catléia disse...

Jober, boa noite!
Vi o comentário, que deixou no meu blog. A respeito dos seus questionamentos, segundo informações do site do Inep, ao ser reprovada em redação, sua esposa automaticamente foi reprovada em toda a área de Linguagens e Códigos, portanto precisará fazer novamente a prova do Encceja nesta área ou, se houver esta possibilidade no seu estado, cursá-las em um curso de EJA de presença flexível (Centros de Ensino de Educação de Jovens e Adultos). Verifique junto à Secretaria Estadual ou Municipal de Educação se há algum curso de EJA de presença flexível, caso contrário terá que refazer a prova do Encceja na área citada.

fabio miranda disse...

Bom dia...eu fiz o enem 2013 para conseguir o certifiado de enino médio...porem tirei duas notas baixa...em Ciências da Natureza e suas Tecnologias 406.3 e
Matemática e suas Tecnologias 448.7...Gostaria de saber se é possivel eu refazer apenas esses dua materias eliminando assim as demais ,ja que tirei a nota exigida pelo enem...E qual a instituição que eu poderia fazer se é possivel...grato
e-mail fabiogerdau@hotmail.com

catléia disse...

Fábio, boa tarde! Obrigada por acessar meu blog. Espero que torne-se leitor e seguidor dele.
Pesquisei no site do INEP, encontrei no documento "Orientações para obtenção de certificação de conclusão do Ensino Médio" a resposta a sua pergunta:
"Para efeito de certificação é permitido o aproveitamento de estudos – obtidos por processos de escolarização formal – e de outras formas reconhecidas oficialmente de eliminação de componentes curriculares. Por exemplo, o participante poderá utilizar os resultados de edições anteriores do ENEM (a partir de 2009) e de outros Exames da mesma natureza para obter a certificação, como o Encceja ou outros exames supletivos, em atendimento ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira."
Segundo este documento, o texto acima, a partir de 2009 é permitido o aproveitamento de estudos de outras avaliações, exames supletivos, mas acredito que precisará ver, no ato da nova inscrição do ENEM, se haverá esta opção para você.
Você não informou onde mora, mas poderá ver na sua cidade, se existe algum sistema público de supletivo de presença flexível (em SP temos os CEEJAS, Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), no qual o aluno estuda em casa, vai até a escola tirar dúvidas com professores de plantão, depois realiza avaliações e elimina as disciplinas, que faltam para concluir o ensino fundamental e/ou o ensino médio. A este respeito informe-se com a Secretaria de Educação do seu Estado ou do seu município.
Espero tê-lo ajudado!
Boa sorte! Muito sucesso nos estudos!!!
Obs. esta resposta foi enviada também no e-mail informado por você.

Jaqueline disse...

Olá, eu procuro provas anteriores do ENCCEJA, pois minha mãe irá realizar as provas e infelizmente no site do inep eu só consegui encontrar os gabaritos das mesmas. Pesquisei no google e encontrei apenas provas mais antigas (2004, 2005), e não tenho certeza, mas estudar com material de estudo desatualizado costuma não ser uma boa.
Acontece que eu não tenho nenhuma experiencia com o ENCCEJA, e seria muito bom se minha mãe pudesse ter contato com as provas para se preparar. Então se você souber onde eu posso encontrar este material e puder me ajudar, ficaria muito muito grata.

catléia disse...

Jaqueline, no site do INEP você encontra materiais de estudo, que poderá baixar para sua mãe. Eles se encontram no seguinte link: http://portal.inep.gov.br/web/encceja/materiais-para-estudo
Neste site https://sites.google.com/site/enemchute/apostilas-do-encceja, segundo informações, há apostilas do Encceja de 2009, mas não acessei o material, não sei, portanto se é confiável, uma vez que no site do Inep não disponibilizam mais este material.
Espero que tenha ajudado!
Desejo muito sucesso para sua mãe!

Samue Silva disse...

Olá,

a Soma necessária é 450(prova)+500(redação)

O que seria 950

Porem tirei apenas 440 na redação mas tirei 553.7

Será que a nota da prova não compensa a nota da redação ?

Obrigado!!

Irivan Rodrigues disse...

Olá educador, boa noite!

Talvez eu esteja por aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para fazer parte do Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

Divulgue seu blog e promova a educação!

Faça parte da maior comunidade de blogs educativos do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam este espaço e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan

Felipe Barreto disse...

Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida, eu vou me inscrever para a prova do Encceja esse ano também : data de 6 a 28/3 e as provas em 31/05 e 01/06. Gostaria de saber se consigo me inscrever no Enem para concluir o ensino médio também, sendo que provavelmente não terei nem feito a prova do Encceja muito menos obtido o resultado da prova antes de encerrar as inscrições para o Enem, é possível me inscrever mesmo assim? Acho que até a data da prova do Enem eu já estarei com o resultado em mãos da prova do Encceja... Felipe Barreto

Felipe Barreto disse...

Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida, eu vou me inscrever para a prova do Encceja esse ano também : data de 6 a 28/3 e as provas em 31/05 e 01/06. Gostaria de saber se consigo me inscrever no Enem para concluir o ensino médio também, sendo que provavelmente não terei nem feito a prova do Encceja muito menos obtido o resultado da prova antes de encerrar as inscrições para o Enem, é possível me inscrever mesmo assim? Acho que até a data da prova do Enem eu já estarei com o resultado em mãos da prova do Encceja

catléia disse...

Felipe, muito obrigada por acessar meu blog! Quanto a sua pergunta, acredito que possa fazer a inscrição sim, afinal como será impedido de realizá-la? Mas precisa verificar quais os critérios do ENEM para receber o certificado. Um deles é a idade, ou seja, ter 18 anos até a data da primeira prova do ENEM.
Pesquisei em alguns sites, que tratam do assunto, que orientam a respeito da documentação para solicitar a certificação, mas não encontrei orientações a respeito no site do Inep, nem no manual do enem 2013.
Você deve, no ato da inscrição, ler toda documentação sobre o enem 2014: editais, portarias, manuais. Espero tê-lo ajudado!

Vitor Hugo Ravak disse...

ola , eu tirei acima de 450,00 nas provas do enem menos na redação :/ e eu curso o terceiro ano ainda e queria tirar matematica do meu componente curricular da escola, tem como eu consegui tirar essa matéria pela minha nota ?

catléia disse...

Samue Silva, segundo as regras do Enem a reprovação em redação automaticamente o reprova nas demais matérias da área de Linguagens e Códigos, conforme já informado em comentários anteriores.
Você precisará tentar novamente! Boa sorte!

catléia disse...

Vitor Hugo, vamos por partes:
- reprova em redação significa reprova em todas as matérias da área de Linguagens e Códigos, portanto nas disciplinas desta área você não foi aprovado;
- quanto à matemática, precisa entrar em contato com a Direção da Escola, verificar o que consta no Regimento Escolar a este respeito.
O Regimento é o documento da escola, no qual constam as normas legais (relativo à leis) que organizam a escola. Este documento, para ter validade, precisa estar homologado pela Diretoria de Ensino, no caso das escolas estaduais, particulares e municipais (ou pela Secretaria Municipal de Educação) do Estado de São Paulo, ou pelo órgão responsável pela Supervisão das escolas no seu Estado.


daniel ribeiro machado disse...

ola boa noite. hj fui no ceeja fazer minha inscriçao para o provao no estado de rondonia, e a atendente falou que eu poderia usar asminhas notas do enem para eliminar materias. mais ai que ta a pergunta. no ano de 2013 eu nao fiz.no ano de 2012 eu fiz apenas um dia e passei nas duas materias(ciencias humanas e suas tecnologias eciencias da natureza e suas tecnologias.. e no ano de 2011 eu passei nas 4 provas e reproveiem redaçao... sera que eu posso usar asnotas do enem de 2011?

fico aguardando sua resposta e ate mais... muito obrigado

claudia Silva disse...

Oi eu estou com uma duvida enorme eu fiz o encceja no ano 2008 e até hoje meu nome não está no GDAE ,teria que estar lá ?Não fiquei devendo nenhum documento..obrigada

catléia disse...

Claudia Silva, bom dia! Por favor, entre em contato com a Diretoria Regional de Ensino da sua região, pois lá existe alguém que poderá ajudá-la nesta questão. Procure o Plantão da Supervisão ou o Núcleo de Vida Escolar.

catléia disse...

Daniel Ribeiro, obrigada por acessar meu blog. Leve ao CEEJA, da sua cidade/região, toda documentação que tiver, referente ao Enceja, eles farão uma análise destes documentos e poderão orientá-los sobre o que utilizar.

Anônimo disse...

E obrigado a fazer todas as matérias?

Anônimo disse...

Ola boa noite!Achei muito enteresante o seu blog ,eu me enscrivi no encceja 2014 eu gueria saber guantas perguntas eu tenho acertar em cada materia para passar.Li varios sites na internet ,uns dizem que e 10 outros 15e21?E outra pergunta guando eu fizer a prova e consiquir passar em todas as materias menos em matematica ,se eu repetir aprova como funciona eles somam anota do ano passado junto por ex :ano anterior acertei 15 e nesse ano 14 eles somam 15+14=29?Desde ja agradeco me mande um email com a resposta .gilvanepeter5@gmail.com

catléia disse...

Gilvane, acabei de postar um texto, que traz diversas informações sobre o Enem 2014, portanto acredito que poderá encontrar as respostas as suas perguntas.

http://impressoesnoturnas.blogspot.com.br/2014/05/enem-2014.html

Bianca Sacilotto disse...

Boa noite! Eu tenho 15 anos, consigo fazer o ENEM para elimanar/ concluir o ensino médio?
Desde já, obrigada!

catléia disse...

Bianca Sacilotto, fiz uma postagem esta semana, que responde sua pergunta.
http://impressoesnoturnas.blogspot.com.br/2014/05/enem-2014.html

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Você também poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog Impressões Noturnas por Maria S. Delfiol Nogueira. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.